Óleo de soja faz mau a saúde | Ailton Pesquisador Terapeuta Naturopata

Óleo de soja faz mau a saúde.

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Óleo de soja: um dos ingredientes mais nocivos em alimentos processados.

Alimentos processados são talvez um dos aspectos mais prejudiciais da dieta da maioria das pessoas, contribuindo para a má saúde e doença crônica. Um dos principais culpados é o xarope de milho rico em frutose (HFCS),  perigos dos quais eu toco em praticamente em todos os artigos sobre dieta que eu escrevo.

O segundo culpado é o óleo de soja parcialmente hidrogenado.

Estes dois ingredientes, sozinhos ou em combinação, podem ser encontrados em quase todos os alimentos processados e pode-se fazer um forte argumento de que a dependência destes dois alimentos é um fator primordial que contribui para a maior parte das doenças degenerativas que atacam  os americanos hoje.

Parte do problema com óleo de soja parcialmente hidrogenada é a gordura trans que contém. A outra parte se relaciona com os riscos para a saúde da própria soja. E um fator de risco adicional é o fator de que a maioria do milho e soja são geneticamente modificados.

Como os efeitos negativos para a saúde as gorduras trans foram identificadas e reconhecidas, a indústria agrícola e de alimentos têm se esforçavam para chegar a novas alternativas.

Óleo de soja parcialmente hidrogenado tem sido identificado como o principal culpado, e por boas razões. Infelizmente, as gorduras saturadas são ainda erroneamente consideradas insalubres por muitos da área de  saúde,”especialistas”, então ao invés de abraçar gorduras tropicais verdadeiramente saudáveis como o óleo de coco, que é cultivado principalmente fora os EUA, a indústria de alimentos virou-se para alternativas nacionais dos EUA oferecidas por empresas como a Monsanto, que desenvolveu a soja modificada que não necessita de hidrogenação.

Por que  hidrogenação?

Os americanos consomem mais de 28 milhões de toneladas de óleos alimentares por ano, e as contas de óleo de soja chegam por cerca de 65 % do mesmo. Cerca de metade do que é hidrogenado, como óleo de soja,é muito instável em princípio a ser utilizado na fabricação de alimentos. Uma das principais razões para o óleo de hidrogenação é prolongar sua vida útil. Manteiga crua, por exemplo, é provável que vá ranço muito mais rápido do que a margarina.

O processo também torna o óleo mais estável e aumenta o seu ponto de fusão, o que permite que ele seja utilizado em todos os tipos de processamentos de alimentos que são utilizados em temperaturas elevadas.

Óleo hidrogenado 1°é feito forçando hidrogênio gasoso no óleo a alta pressão. Virtualmente, qualquer óleo pode ser hidrogenado. Margarina é um bom exemplo, em que quase a metade do teor de gordura é gordura trans. O processo que cria o óleo parcialmente hidrogenado altera a composição química dos ácidos gordos essenciais, tais como a redução ou remoção do ácido linoleico, um ácido gordo triunsaturated altamente reactivo, transformando-o em ácido linoleico muito menos reactivo, prevenindo desse modo grandemente a rancidez oxidativa quando usado no cozimento .

No final de 1990, os pesquisadores começaram a perceber  que esta alteração química pode realmente ter efeitos adversos para a saúde. Desde então, os cientistas têm verificado esta, a ponto de nenhuma disputa.

Cuidado que há uma diferença entre os óleos “totalmente hidrogenados” e “parcialmente hidrogenados”. Considerando que o óleo parcialmente hidrogenado contém gordura trans,  o óleo totalmente hidrogenado  não é como levar o processo de hidrogenação por  “todo o caminho”, pois  continua a transformação molecular dos ácidos graxos da gordura trans em ácidos graxos saturados. Óleo de soja totalmente hidrogenado ainda não é  uma escolha saudável, no entanto, por razões que explicarei abaixo. A apresentação de slides explica os aspectos técnicos relacionados com o processo de hidrogenação.

Este é um vídeo baseado em flash e não pode ser visualizado em dispositivos móveis.

Os Riscos à Saúde de gorduras trans encontrados em óleo parcialmente hidrogenado.

As gorduras completamente artificiais criadas através do processo de hidrogenação parcial causam disfunção e caos em seu corpo em um nível celular, e estudos têm relacionado as gorduras trans para:

Câncer, interferindo com enzimas que seu corpo usa para combater o câncer ,problemas crônicos de saúde, tais como a obesidade, asma, doenças auto-imunes, cancro e degeneração óssea.
Diabetes, por interferência com os receptores de insulina nas suas membranas celulares ,doenças do coração por entupimento de suas artérias (Entre as mulheres com doença cardíaca coronária, comer gorduras trans aumentou o risco de parada cardíaca súbita, três vezes !).
Diminuição da função imunológica, reduzindo a sua resposta imune,aumenta os níveis sanguíneos de lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou colesterol “ruim”, enquanto reduz os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), ou “bom” colesterol.
Problemas reprodutivos interferindo com enzimas necessárias para produzir hormônios sexuais,interferem o uso do seu corpo de benéficos  de gorduras omega-3.

Como de costume, ele levou muitos anos antes de recomendações de saúde convencionais  e começou a advertência sobre o uso de gorduras trans. Não é de surpreender, assim como o FDA fabricantes de alimentos necessários para listar o conteúdo de gordura trans no rótulo – que entrou em vigor em 1° de Janeiro de 2006 – a indústria começou a procurar por alternativas viáveis para atrair os consumidores que cada vez mais começaram a olhar para o “Sem gordura Trans “designação. Não demorou muito para que a Monsanto tivesse consertado diante de uma soja geneticamente modificada que é pobre em ácido linolênico, que nós vamos chegar a um momento.

Tenha em atenção  de que alguns fabricantes de alimentos optaram por simplesmente enganar os compradores – uma tática permitido pelo FDA como qualquer produto que contenha até a metade de um grama de gordura trans por porção ,ainda pode legalmente,afirmam ter zero de gordura trans  . O truque é reduzir o tamanho da dose para trazer abaixo deste limiar. Às vezes, isso irá resultar em excessivamente pequenas porções, portanto, em qualquer tempo que você verificar  a etiqueta e uma porção é algo como 10 chips ou um biscoito, provavelmente contém gorduras trans.
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Os perigos da soja Saúde

Para além dos perigos para a saúde associados aos ácidos gordos trans,criados pelo processo de hidrogenação parcial, o óleo de soja por si só, não é um óleo saudável. Acrescente a isso o fato de que a maior parte da soja cultivada em os EUA é geneticamente modificada, o que pode ter consequências adicionais para a saúde. Quando tomados em conjunto, parcialmente hidrogenado óleo de soja GE torna-se um dos piores tipos absolutos de óleos que você pode consumir.

Anos atrás, os óleos tropicais, como a palma e óleo de coco, eram comumente usados na produção de alimentos norte-americana. No entanto, estes, obviamente, não são cultivados em os EUA. Com exceção do Hawaii, nosso clima tropical não é o suficiente. Estimulado por incentivos financeiros, a indústria criou um plano para mudar o mercado de óleos tropicais para algo mais “casa cresceu.” Como resultado, foi criado um movimento de demonizar e vilify óleos tropicais, a fim de substituir com óleos internamente cultivadas, tais como milho e soja.

A gordura do óleo de soja é principalmente gordo ômega-6. E enquanto nós precisamos de alguns, é raro alguém ser deficiente, pois é onipresente em nossa dieta. Americanos em geral consomem muita ômega-6 em relação ao ômega-3, gordura, principalmente devido à quantidade excessiva de ômega-6 encontrado em alimentos processados. Omega-6 gorduras estão em quase todos os alimentos de origem animal e muitas plantas, para as deficiências são muito raras. Esta gordura ômega-6 também é altamente processada e portanto danificado ,o que agrava o problema utilizar tanto dele em sua dieta. O ômega-6 encontrado no óleo de soja promove a inflamação crônica em seu corpo, que é uma questão fundamental para praticamente todas as doenças crônicas.