Alimentos que protegem a sua visão. | Ailton Pesquisador Terapeuta Naturopata

Alimentos que protegem a sua visão.

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Quando se trata de alimentos integrais que nutrem seus olhos, groselha preta parece ser um corte acima do resto. A investigação descobriu que groselhas negras são muito mais poderosas do que a luteína, zeaxantina, ou mirtilo-todos os quais são conhecidos por apoiar a saúde dos olhos.

Groselha preta contêm alguns dos mais altos níveis de antocianinas encontradas na natureza, cerca de 190-270 miligramas por 100 gramas, que é muito mais do que o encontrado em mirtilos.

Os alimentos integrais também são ricos em ácidos graxos essenciais, o crédito adicionado ao suporte para as suas propriedades anti-inflamatórias.

As antocianinas são flavonoides e os benefícios para saúde destes antioxidantes são extensos. Como discutido em um artigo científico 2004:

“A antocianina isolada e misturas ricas em antocianinas de bioflavonóides pode fornecer proteção contra a clivagem do DNA, atividade estrogênica alterando o desenvolvimento dos sintomas da doença hormônio-dependentes, que são: inibição da enzima, aumentando a produção de citocinas (regulando assim respostas imunes), a atividade anti-inflamatória, lipídios peroxidação, diminuindo a permeabilidade capilar e fragilidade e fortalecimento da membrana.”

A luteína e a zeaxantina são os dois nutrientes importantes para a saúde dos olhos, como ambos são encontrados em altas concentrações em sua macula-a (pequena parte central da retina responsável pela visão central detalhada). Mais especificamente, a luteína também é encontrada em seu pigmento macular – conhecido por ajudar a proteger a sua visão central e ajudar na absorção de luz azul e zeaxantina que é encontrada em sua retina.

Luteína e zeaxantina encontram-se em gemas e ovos, além de frutas como a groselha.

Ambas as luteína e zeaxantina são encontradas principalmente em vegetais de folhas verdes, apesar de que a zeaxantina é muito mais escassa do que a luteína. Kale e espinafre são dois dos alimentos mais ricos em luteína, mas você também vai encontrá-lo na cenoura, abóbora, laranja e frutas e legumes na cor amarelo.

Ambas as luteína e zeaxantina são carotenóides chamados xantofilas, que dão as plantas e vegetais a sua cor amarelo-laranja, e o nome “luteína” vem da palavra latina “luteus”, que significa “amarelo”. Se você se lembrar disso, pode ajudá-lo a escolher os vegetais que são susceptíveis de conter maiores quantidades desses dois nutrientes.